Fonte: O Fluminense

Dois supermercados e duas padarias apresentaram irregularidades
O Procon Estadual realizou mais uma etapa da Operação Pão na Chapa nesta segunda-feira (27) vistoriou quatro estabelecimentos de Niterói. Foram autuados dois supermercados e duas padarias fiscalizados e, ao todo, descartados quase 76 quilos de produtos impróprios ao consumo.

Na Padaria Glamour, na Estrada Caetano Monteiro 1019, em Pendotiba, havia 28kg de produtos sem informação quanto à validade entre feijoada, massa de pão e manteiga. Outros 11kg e 900g de produtos entre sopas e picanha estavam vencidos. Não foram apresentados os certificados de potabilidade da água, de dedetização, do Corpo de Bombeiros e nem o Alvará de funcionamento. Além disso, a cozinha estava em péssimas condições de higiene. Segundo a autarquia, as paredes estavam sujas, havia ferrugem nas aparelhagens, piso quebrado, fios expostos e lixeiras sem tampa e sem pedal.

Alguns dos produtos não possuíam preços.

Na Panificação Garota de Pendotiba, na Estrada Caetano Monteiro 124, os fiscais descartaram 4kg e 800g de hambúrguer, 8kg e 500g de frios variados e 3kg carne moída que estavam sem especificação de vencimento. O chão das câmaras não possuía azulejo e havia buracos com poças. Os fiscais deram o prazo 15 dias para o reparo. Não foram apresentados os certificados de potabilidade da água, de dedetização e do Corpo de Bombeiros, mesmo havendo quatro botijões de gás grandes no local.

Na unidade do Multi Market, na Estrada Francisco da Cruz Nunes 2050, em Itaipu, havia 10kg e 250g de alcatra vencida e 4kg e 950g de carré sem especificação de validade. Não foi apresentado o certificado de potabilidade da água e foram encontrados problemas estruturais nas câmaras, como ferrugem e piso quebrado.

Já no Supermercado Real, na Estrada da Paciência 1565, no bairro de Maria Paula, foram encontrados 4kg e 470g de carne moída previamente e não foi apresentado aos fiscais o certificado de potabilidade da água.

Resposta – Em nota, a Padaria Glamour pediu desculpas aos seus clientes pelo ocorrido, e disse ser “um problema pontual e já está resolvido”. Ainda segundo a nota, “a documentação solicitada foi devidamente entregue hoje (dia 28/11), dentro dos respectivos prazos de validade. Para tranquilidade dos clientes a cozinha está aberta à visitação. A empresa funciona em conformidade com as exigências do Procon para atender os clientes com o melhor atendimento e cuidando da qualidade dos produtos respeitando ao público que atende por mais de 30 anos”.

Segundo a administração da Panificação Garota de Pendotiba, todas as exigências solicitadas pelo Procon estarão sendo cumpridas já nos próximos dias.

Os demais estabelecimentos ainda não se posicionaram.