Fonte: Folha Vitória
Nesta quinta-feira (03), 42 botijas de gás armazenadas de forma irregular foram apreendidas, no Bairro das Laranjeiras, na Serra. Dentre as botijas, 31 foram encontradas em três revendedoras clandestinas e as demais localizadas estavam em uma distribuidora de bebidas que não possuía autorização para venda.
Segundo o titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), delegado Eduardo Passamani, cinco revendas foram denunciadas por estarem vendendo botijas de gás de cozinha de forma irregular. “Durante a ação, constatamos que três destas revendas comercializavam clandestinamente e não possuíam autorização para funcionamento. Nesses locais, apreendemos o total de 31 botijas”, explicou.
O delegado acrescentou ainda que as outras duas revendas possuíam autorização para comercialização do produto, mas a utilizava de forma inapropriada. “Identificamos que o proprietário de um desses dois estabelecimentos comercializava o gás de cozinha fora do espaço autorizado. As botijas eram vendidas em uma distribuidora de bebidas e no local apreendemos 11 botijas. Já a quinta revenda estava totalmente regular”, ressaltou.
O delegado afirmou ainda que à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi comunicada para que sejam tomadas medidas administrativas cabíveis. “Todo o material apreendido foi encaminhado para uma distribuidora adequada”, disse o delegado.
Os responsáveis pelas revendedoras irregulares foram intimados a prestar depoimento e irão responder por um inquérito policial instaurado por crime de Ordem Econômica.
A Polícia Civil conta com o apoio da população para conseguir identificar estabelecimentos comerciais irregulares. As denúncia podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo site.