Fonte: Tribuna do Vale
Seis pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (12) durante a Operação ‘Ebulição’, deflagrada pela Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros para combater a venda clandestina de gás de cozinha em Santo Antônio da Platina.
Segundo a Polícia Civil, a entidade regional ligada aos distribuidores regulares do produto, denominada Supergasbras, formalizou denúncia na 38ª Delegacia Regional de Polícia, que, após levantamento fotográfico deflagrou a operação batizada por ‘ebulição’, em conjunto com o Corpo de Bombeiros.
Ao todo, 10 estabelecimentos foram vistoriados em diversos bairros na cidade. Conforme a Polícia Civil, além de ilegal a prática expõe a comunidade ao risco de incêndio por explosão.
Durante a operação foram apreendidos 74 botijões que, em tese, seriam ou foram comercializados de forma ilegal na cidade. “Grande parte dos botijões apreendidos estavam vazios, entretanto de acordo com relatório apresentado pelo Corpo de Bombeiros, mesmo assim, infringem disposições estatuídas na normativa que regula a matéria, pois sempre há sobra de materiais”, explica o delegado Tristão Borborema de Carvalho, que responde interinamente pelo expediente da 38ª DRP.
Ainda de acordo com o delegado, a lei 8176/91 veda a aquisição, revenda e distribuição de derivados do petróleo e gás natural, caso em desacordo com normas estabelecidas na forma da lei. A pena prevista para o delito é de um a cinco anos de reclusão.
As seis pessoas presas foram autuadas em flagrante e estão à disposição da Justiça da Comarca. O crime não permite arbitramento de fiança. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela Polícia Civil.